Ícone do site Jornal O Sul

PM que matou dois bandidos em assalto é promovido por bravura

Soldado Campos foi promovido a 2º sargento em cerimônia de formatura no Batalhão de Operações Especiais. (Foto: Robson Alves/ PM5/Divulgação)

A Brigada Militar promoveu por ato de bravura o soldado Sandro Correia de Campos, ao posto de 2º sargento. Em 2014, durante viagem com a família, o policial matou dois bandidos em uma ação na BR 116, sobre a ponte do Rio Camaquã.

Na ocasião, Campos, que ingressou em 2009 na corporação, avistou uma carreta de grande porte bloqueando a ponte e pensou tratar-se de acidente. Parou seu veículo para socorrer as vítimas, quando percebeu seis assaltantes fortemente armados cercando seu carro. Um deles estava ao lado da janela do motorista e passou a exigir que Campos e sua mulher desembarcassem, apontando arma de fogo para a cabeça de ambos.

O criminoso viu que a vítima era militar pela farda que estava sobre o banco traseiro e alertou os demais, sinalizando que pretendia matar as vítimas.  Campos disparou contra o homem, que foi ferido com gravidade. O confronto se estendeu pela região, com os demais criminosos disparando contra o veículo.

O policial revidou mais duas vezes pelo parabrisa, acertando mais um dos assaltantes e deu marcha-ré até sair da ponte, percorrendo cerca de 600 metros, sempre sob fogo.

Ao chegar ao local supostamente seguro, o militar foi novamente surpreendido pelos sobreviventes, dando início a um novo confronto armado e abrigou-se. O grupo fugiu em direção a São Lourenço, sem parar de atacar.

A promoção por ato de bravura é aquela que resulta de conduta do servidor que, no desempenho de suas atribuições e para preservar a vida de outras pessoas, coloca em risco a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias.

Sair da versão mobile