Ícone do site Jornal O Sul

Pneu de avião da FAB fura em pouso e interdita uma pista do aeroporto JK

Pneu furado de avião da FAB, que taxiava no Aeroporto de Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma das duas pistas do Aeroporto de Brasília ficou fechada no início da tarde desta quarta-feira (21) após um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ter o pneu furado enquanto taxiava, depois de pousar. O incidente ocorreu às 12h45. A pista foi liberada às 14h.

Apesar da interdição, o Aeroporto de Brasília continuou funcionando porque opera com duas pistas simultâneas. Mesmo passando por reforma na cabeceira, a outra pista seguiu recebendo voos – um deles da Presidência da República, que chegou a Brasília por volta das 13h.

Segundo a Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, ninguém se feriu. Pelo menos três carros da Base Aérea foram mobilizados para ajudar a retirar a aeronave da pista.

O avião é um modelo EMB-110 Bandeirante. Dependendo da versão do aparelho, há espaço para 15 ou 21 passageiros, com até três tripulantes. A FAB não informou quantas pessoas estavam a bordo.

A passageira Virgínia Aparecida estava em outro voo, que iria pousar enquanto o avião da FAB ocupava a pista. Segundo ela, o piloto teve de fazer voltas antes de aterrissar. “O voo, no momento em que estava descendo, a informação é que tinha um avião com pneu furado na pista. Teve que voltar, ficou uns 15 minutos dando volta para conseguir ter espaço para descer corretamente”, contou a mulher, que vinha de Belo Horizonte (MG).

Números
Brasília tem o aeroporto com maior capacidade de pista do país, com 60 voos e decolagens por hora e 1,2 mil passageiros a cada 60 minutos. O Aeroporto JK foi o segundo mais movimentado do país em 2015, ficando atrás apenas do de Guarulhos.

O terminal recebeu 19,8 milhões de passageiros no ano passado, número 9% maior do que os 18,14 milhões de usuários do ano anterior, informou a Inframerica. Foram 186.377 pousos e decolagens durante o período. São 509 voos por dia. A média de fluxo diário é de 54 mil pessoas. (AG)

Sair da versão mobile