Agentes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) deflagraram na sexta-feira (27) a Operação Maratá para combater ataques a banco com explosivos no interior do RS. A ação, que se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (30), ocorreu em Novo Hamburgo, Montenegro, Capela de Santana e Portão.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão referentes à investigação da explosão de um banco em Maratá. Em Capela de Santana duas mulheres, de 46 e 54 anos, foram presas. Uma delas é irmã do líder da quadrilha, que está foragido. O bando é alvo de investigação em cerca de dez crimes ocorridos no Estado, desde o dia 18 de março, entre eles o roubo a um carro forte no município de Caxias do Sul.
Foram apreendidos um fuzil calibre 556, três espingardas calibre 12, um revólver calibre 38, diversas munições calibres 556, 12 e 38, carregadores de fuzil 556, luneta para o fuzil 556, explosivos (cordel, pavio e espoletas), camisetas com a inscrição da Polícia Civil, coletes balísticos, toucas ninja, miguelitos, entre outros objetos.
