Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal alerta as pessoas quando seus passaportes estão perto de expirar

A crise econômica do Brasil e a percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente seriam os motivos para a alta das recusas (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O procedimento não é exatamente novo, mas continua causando estranheza para muitas pessoas que temem ser vítimas de uma fraude. Desde novembro de 2014, a PF (Polícia Federal) passou a enviar e-mails para quem cadastrou o endereço eletrônico na corporação e está com o passaporte por vencer. O comunicado informa ao cadastrado que ele deverá renová-lo.

Conforme a PF, a iniciativa de comunicação por e-mail foi desenvolvida porque muitos países não aceitam conceder visto a quem tem passaporte com vencimento previsto para um período menor que seis meses. Essa medida visa agilizar e facilitar a renovação. Ainda segundo o órgão, todas as unidades da PF estão adotando esse novo procedimento, porém apenas para os que inscreveram os correios eletrônicos no sistema da corporação.
A PF não quis informar o número de pessoas que receberam o comunicado, avisando da proximidade do vencimento do passaporte.

Sem riscos
A PF contestou críticas quanto a um eventual risco que a adoção da prática de envio de e-mails para fazer comunicados diretos ao cidadão possa causar. “Não há perigo porque a pessoa precisa ir no site da corporação fazer um cadastro e gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União). Após, precisará comparecer a um posto do Departamento de Polícia Federal para concluir o pedido e receber o passaporte”, explicou o órgão através de assessoria. (Folhapress)

Sair da versão mobile