Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal deflagra operação no Rio Grande do Sul para combater falsificação de dinheiro

Operação Falso foi deflagrada em Bagé. (Foto: PF/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) em Bagé deflagrou nessa quarta-feira a Operação Falso com o objetivo do combater o repasse de moedas falsas na região. A ação da quadrilha, responsável por repassar cédulas de 50 reais e 100 reais em estabelecimentos comerciais de Bagé e Pinheiro Machado, é investigada desde 2013.

A abrangência das ações do grupo envolve os municípios de Santana do Livramento, Camaquã, Pelotas, Rio Grande, entre outros. Os criminosos se fazem passar por consumidores e geralmente compram produtos de pequeno valor, pagando com notas altas para que recebam troco em dinheiro válido. Alguns deles já foram reconhecidos por comerciantes como autores dos crimes aqui investigados.

Com base nas investigações e parecer favorável do Ministério Público Federal, a Justiça Federal em Bagé deferiu o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo (bairros Habitar Brasil, Passo das Pedras e Floresta). Um dos investigados já foi preso em flagrante em setembro passado na posse de notas falsas. Uma das mulheres indiciadas é suspeita de participar de golpes contra pessoas idosas, em toda a região, situação em que, se passando por funcionária de instituições bancárias, conseguia trocar cédulas válidas pelas falsas que carregava ao enganar suas vítimas. Dois irmãos gêmeos são apontado pela PF como líderes da quadrilha.

Sair da versão mobile