Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal diz que Instituto FHC e Instituto Lula receberam dinheiro da Odebrecht

Fernando Henrique Cardoso pediu que o PSDB entregue os ministérios. (Foto: Wilson Dias/ABr)

O Instituto FHC (Fernando Henrique Cardoso), o Instituto Lula e a empresa LILS receberam cerca de 4 milhões de reais em recursos da Odebrecht. A informação faz parte de um laudo da PF (Polícia Federal), que se tornou público nessa sexta-feira. Os dois institutos são ligados aos respectivos ex-presidentes e a empresa LILS é a que organiza as palestras proferidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o documento, o Instituto FHC recebeu 975 mil reais da Odebrecht, de dezembro de 2011 a dezembro de 2012. Já os pagamentos para as duas entidades ligadas a Lula receberam 3,97 milhões de reais, pagos de 2011 a 2014. Não há informação de que os recursos tenham origem ilícita.

Esse laudo trata da movimentação financeira da Odebrecht e da ligação da empreiteira em contratos da Petrobras. A construtora é uma das empresas investigadas na Operação Lava-Jato. Em junho, o presidente da holding que controla a construtora, Marcelo Odebrecht, foi preso pela PF. Ele e ex-executivos da companhia respondem a processos originados pela investigação.

Conforme o laudo, a Odebrecht movimentou cerca de 277 milhões de reais em contas no exterior, que foram usadas para pagar propina. Segundo a análise, a holding e as subsidiárias firmaram contratos que somam 34,5 bilhões de reais, com a Petrobras, seja diretamente ou participando em consórcios com outras empresas. (AG)

Sair da versão mobile