Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Federal registra queda nas apreensões de contrabando na fronteira em 2015

Segundo diretoria, a corporação teve uma redução no montante de confiscos de 20% em 2015. Foto: Divulgação

A PF (Polícia Federal) em Foz do Iguaçu (PR) registrou queda no volume de apreensões de mercadorias contrabandeadas do Paraguai em 2015 em comparação com 2014.

Todavia, aumentou o número de confiscos de maconha e ecstasy na fronteira. Os dados fazem parte do balanço das atividades realizadas pela corporação divulgado na última terça-feira. Conforme a PF, em 2014 foram apreendidos na região o equivalente a 49,4 milhões de reais em produtos ilegais. Em 2015, os confiscos contabilizaram 41 milhões de reais, uma redução de 8,4 milhões de reais de um ano para o outro. A queda também foi registrada pela Receita.

O delegado-executivo da corporação, Mozart Person Fuchs, explicou que a PF teve uma redução no montante de confiscos de quase 20%. “Isso é o reflexo da variação cambial. Com o aumento excessivo do valor do dólar, as compras no Paraguai não são lucrativas”, explicou.

Quanto às apreensões de maconha, os agentes tiraram de circulação 23,9 quilos da droga no ano passado, número superior ao obtido em 2014, quando recolheram 21,7 toneladas. De ecstasy, foram confiscados 2,3 quilos em 2015, cerca de 1,8 quilos a mais que no ano anterior.

Porém, houve redução das interceptações de cocaína, haxixe e crack pelos agentes. Fuchs observou que a queda se deveu à dinâmica dos traficantes e das ações feitas pela corporação ao longo do ano passado. (AG)

Sair da versão mobile