Ícone do site Jornal O Sul

Polícia gaúcha desarticula grupo que vigiava movimentação de órgãos de segurança pública para proteger atuação do tráfico de drogas

Ação foi efetuada por 80 policiais civis em 40 viaturas. (Foto: PC-RS/Divulgação)

A Polícia Civil gaúcha deflagrou, nesta sexta-feira (15), a Operação Urbe Viridi, com o objetivo de combater o narcotráfico em Eldorado do Sul praticado por uma quadrilha que possui ligação com outras cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O grupo criminoso tinha funções bem definidas e os integrantes mantinham um esquema de observação dos prédios da segurança pública da cidade.

A organização criminosa possuía uma rede de informação e associados para auxiliar na movimentação dos agentes de segurança da cidade com a finalidade de proteger a atividade criminosa.

A investigação apurou que os 16 indivíduos, que integram uma associação destinada ao tráfico de drogas, se dividiam em funções, tais como: gerência territorial, recolhedores de ativos, vendedores, olheiros e patrão. Ao menos 12 pessoas foram presas.

Um frentista de posto de gasolina, onde as viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal eram abastecidas, informava em grupos de aplicativos de mensagens dos criminosos sempre que as viaturas eram abastecidas ou passavam pelo posto de gasolina. Nesse sentido, a quadrilha também realizava observações diárias nos principais prédios públicos de segurança na cidade de Eldorado do Sul, como, por exemplo, o Fórum, Ministério Público, a Delegacia de Polícia, o quartel da Brigada Militar e o posto de fiscalização da prefeitura.

A ação foi efetuada por 80 policiais civis em 40 viaturas. O Delegado de Polícia, Guilherme Dill, ressaltou: “nenhum tipo de ação ou afronta, como observação diária e constante às atividades públicas será tolerada. Se for necessário, mais investigações serão iniciadas e mais ações ostensivas serão organizadas para repreender os atos criminosos.”

O Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana – 2ªDPRM, Delegado Regional Mario Souza destacou que a Operação Urbe Viridi, com investigação iniciada na DP de Eldorado do Sul, desestrutura uma organização complexa de narcotráfico.

Sair da versão mobile