A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), uma operação que investiga uma suposta fraude praticada por um servidor do Demhab (Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre). Denominada de Falsa Palavra, a ação apura a prática de crimes de peculato, concussão, falsidade ideológica e falsificação de documento público.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços residenciais na Capital. A denúncia foi apresentada pela direção do Demhab, que, segundo a polícia, “relatou supostas fraudes praticadas por empregado público que estaria levando a efeito práticas consistentes em cobranças de parcelas de financiamentos imobiliários de mutuários e de oferecimento de vantagens sem base legal, a pretexto de providenciar a quitação de bens imóveis em nome do departamento”.
O servidor teria utilizado documentos fraudados para lesar pessoas humildes, que moram em conjuntos habitacionais. O homem está afastado das suas funções na autarquia desde junho do ano passado. A medida foi tomada após sindicância interna.