Ícone do site Jornal O Sul

Polícia prende quatro integrantes de brigada suspeitos de incêndio criminoso no Pará

Quatro integrantes da Brigada de Incêndio de Alter do Chão, no Pará, foram presos, na manhã desta terça-feira (26), por suspeita de incêndio criminoso na APA (Área de Proteção Ambiental).

As prisões ocorreram durante uma operação da Polícia Civil chamada Fogo do Sairé para desarticular o grupo que ateou fogo no local em setembro. A polícia também cumpriu sete mandados de busca e apreensão.

Foram dois meses de investigação com a coleta de indícios que apontaram para o possível envolvimento de ONGs, entre elas a Brigada de Incêndio de Alter do Chão, em queimadas. A operação foi comandada pela Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Santarém e pelo Núcleo de Apoio à Investigação.

As chamas que atingiram a APA Alter do Chão começaram no dia 14 de setembro e afetaram grande área da mata nativa. Já no dia 15 de setembro, os brigadistas suspeitos do crime iniciaram o combate ao fogo, que naquele momento tinha três grandes focos. O Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro também foram acionados.

Sair da versão mobile