Ícone do site Jornal O Sul

Polícia realiza operação contra quadrilha que usava perfil falso em rede social para extorquir vítimas de roubos no Rio Grande do Sul

Celulares e computadores foram apreendidos. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos deflagraram, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Profile para combater os crimes de estelionato, extorsão e falsidade ideológica praticados pela internet. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Canudos e São Jorge, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a Polícia Civil recebeu a informação de que um perfil criado em uma rede social estaria sendo utilizado para, inicialmente, oferecer serviços de recuperação de motocicletas e outros veículos. Após o contato com as vítimas de furtos e roubos, os criminosos as extorquiam mediante ameaças.

“Durante a investigação, verificou-se que a imagem da Polícia Civil estaria vinculada ao perfil social, o que induzia as vítimas ao erro, já que não desconfiavam se tratar de um golpe. Assim, acabavam fornecendo informações e dados pessoais via WhatsApp”, explicou o delegado.

Após as investigações, os agentes chegaram aos imóveis de pessoas relacionadas com a criação do perfil social. Foram apreendidos celulares e notebooks, que passarão por perícia técnica. Durante a ação ninguém foi preso, mas, segundo a polícia, os suspeitos envolvidos no crime foram identificados e serão indiciados.

Sair da versão mobile