Ícone do site Jornal O Sul

Polícia realiza operação para combater a violência contra idosos em Porto Alegre e Santa Maria

Polícia Civil averiguou denúncias de situações de maus-tratos e negligência. (Foto: Rodrigo Ziebell/Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil gaúcha deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Senectus com o objetivo de prevenir e combater a violência contra idosos, principalmente aqueles que residem em instituições de longa permanência.

Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, as visitas de familiares a essas pessoas foram reduzidas. Após meses sem contato com os idosos, familiares procuraram a Polícia Civil por serem surpreendidos com a debilidade de saúde dos seus parentes, denunciando situações de maus-tratos e negligência.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 13 instituições de longa permanência em Porto Alegre e verificadas denúncias em Santa Maria. Os dois municípios possuem delegacias especializadas de atendimento aos idosos.

Foram verificadas as condições de vida dos residentes, colhendo-se indícios de maus-tratos, abandono e questões envolvendo crimes financeiros, como retenção de aposentadoria.

Uma mulher, dona de duas clínicas na Zona Sul de Porto Alegre, foi presa. Em um dos estabelecimentos, no bairro Ipanema, uma idosa foi encontrada amarrada. Os endereços e os nomes das clínicas não foram divulgados.

Sair da versão mobile