Ícone do site Jornal O Sul

Policial que arrastou jovem em escola nos Estados Unidos é exonerado

Vídeo mostra o policial arrastando a estudante pelo chão. (Foto: Reprodução)

O policial norte-americano branco que prendeu de forma agressiva uma estudante negra em plena sala de aula na escola Spring Valley High School, na cidade de Columbia (Carolina do Sul), foi expulso da corporação, indicou a polícia do condado de Richland. O agente Ben Fields, cuja ação na segunda-feira foi filmada por outros alunos e provocou indignação em todo o país, “cometeu uma ação que não está em conformidade com a formação [dos policiais] e que não é aceitável”, declarou o xerife Leon Lott.

Vários vídeos sobre a agressão “viralizaram” nas redes sociais, causando grande indignação. Em dois deles, vê-se o policial arrancar violentamente a adolescente da carteira em sala de aula, arrastando-a em seguida pelo chão. A estudante teria recusado obedecer ao policial, que havia pedido que ela se retirasse da sala.

Na terça-feira, a Justiça norte-americana anunciou que abriria uma investigação sobre a atitude do policial. “Arrastar alguém por uma sala não está em conformidade [com a formação] e não faz parte das coisas que ensinamos”, insistiu Lott durante uma entrevista.

O xerife local pediu às autoridades federais para investigarem a detenção da estudante. A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, defendeu a apuração. (Folhapress)

Sair da versão mobile