Ícone do site Jornal O Sul

População brasileira já relaciona corrupção à má qualidade do serviço público

De acordo com a CNI, 65% dos brasileiros consideram a corrupção uma questão extremamente grave no Brasil. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nessa terça-feira, mostrou que a corrupção é a questão que mais preocupa o brasileiro. Segundo o gerente de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, as pessoas estão começando a associar a corrupção à má qualidade dos serviços públicos.

“Com os escândalos, esse é um tema diário. A mídia está noticiando a Lava-Jato há quase dois anos e a coisa está se expandindo. A população está percebendo que a construção de uma escola passa a ser focada, não no interesse público, mas no interesse de quem a está construindo”, declarou.

De acordo com a CNI, 65% dos brasileiros consideram a corrupção uma questão extremamente grave no Brasil, seguida das drogas (61%) e da violência (57%). Na pesquisa, realizada em 2012, os três principais problemas citados pela população eram drogas (72%), violência (65%) e saúde (62%). A corrupção aparecia em quarto lugar (58%). Já em 2014, drogas (67%), violência (64%) e corrupção (62%) foram colocados como problemas extremamente graves.

O gerente da CNI relatou que na primeira discussão sobre a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras), que destinaria recursos para a saúde, outra pesquisa mostrou que as pessoas sabiam que a saúde precisa melhorar, mas eram contra os tributos. “Para elas, o que bastava era mais eficiência e combate à corrupção”, afirmou. (ABr)

Sair da versão mobile