Ícone do site Jornal O Sul

População pode participar do debate sobre programa urbanístico do Centro Histórico de Porto Alegre

Discussões visam à construção de um projeto de lei com o objetivo de requalificar a região. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A participação da população nas discussões sobre o programa urbanístico para reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre está aberta até o dia 10 de maio, com o preenchimento do formulário.

O programa está sendo elaborado pela Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) e propõe novas possibilidades construtivas, que tenham como gabarito as edificações do entorno, com incentivos como solo criado, fachadas ativas, entre outros pontos.

Elaborado pela equipe técnica, o formulário visa coletar dados junto à população que reside ou frequenta o Centro. São nove perguntas que abordam diversos aspectos, envolvendo reabilitação e renovação de edificações, qualificação dos espaços públicos, requalificação do patrimônio cultural e atendimento à habitação de interesse social.

“Quanto mais ampla a participação, mais vamos conseguir enxergar o Centro que as pessoas querem de verdade”, afirma a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tschoepke.

As discussões marcam o início do debate para construção de um projeto de lei a ser submetido à Câmara Municipal em maio, com o objetivo de requalificar o Centro Histórico. A ideia é criar um regime urbanístico diferenciado para essa região da cidade.

Sair da versão mobile