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Por causa do brasileiro Carlos Ghosn o governo francês quer integrar Nissan e Renault e indicar novo presidente da japonesa

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, sugeriu para a presidência da Nissan o diretor-executivo da Michelin, Jean-Dominique Senard. (Foto: Reprodução)

Uma delegação do governo francês informou a Tóquio que buscará a integração da Renault e da Nissan, provavelmente sob a égide de uma única holding, informou o jornal japonês Nikkei neste domingo (20). Essa possibilidade conta com o aval do presidente francês, Emmanuel Macron, disse a agência a Kyodo. A delegação, que incluiu o diretor da Renault, Martin Vial, também disse que queria nomear o próximo presidente da Nissan, segundo o relatório. A Nissan não estava imediatamente disponível para comentar.

O ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn, preso e detido em Tóquio desde 19 de novembro, foi indiciado no Japão sob a acusação de subestimar seu salário por oito anos até março de 2018 e temporariamente transferir perdas de investimentos pessoais para a Nissan durante a crise financeira global. Ghosn nega todas as acusações.

O governo francês pediu que a Renault faça uma reunião de diretoria nos próximos dias para substituir Ghosn. O ministro das Finanças, Bruno Le Maire, disse em uma entrevista publicada no domingo que o diretor-executivo da Michelin, Jean-Dominique Senard, poderia ser uma boa escolha para liderar a Renault.

“O Estado francês, como acionista, terá de ser ouvido (nessa questão). O que eu posso dizer é que Jean-Dominique Senard tem renomada competência em relação à indústria automobilística”,  disse Le Maire ao jornal francês Journal du Dimanche. O governo francês é o primeiro acionista da Renault, com 15,01% do capital, enquanto a Nissan tem 15% do construtor francês, sem direito a voto na assembleia geral.

Na sexta-feira (18), a Nissan e a Mitsubishi disseram que o executivo teria recebido indevidamente US$ 9 milhões de compensação da joint venture entre as montadoras, levantando a possibilidade de que seu presidente deposto enfrente uma nova acusação de peculato. As montadoras afirmaram terem descoberto, por uma investigação interna, que a joint venture Nissan-Mitsubishi B.V., com sede na Holanda, realizou os pagamentos sem o conhecimento dos outros dois diretores da unidade: Hiroto Saikawa, presidente-executivo da Nissan, e Osamu Masuko, à frente da Mitsubishi.

De acordo com a equipe jurídica da Mitsubishi, entre abril e novembro de 2018, Ghosn recebeu cerca de € 5,8 milhões de euros (US$ 6,61 milhões) em remuneração anual por seu papel de diretor administrativo, uma taxa de assinatura de € 1,4 milhão e um incentivo não revelado da JV.

A unidade destinava-se a financiar despesas para a parceria, incluindo honorários de consultoria, atividades promocionais conjuntas, uso do espaço de trabalho e jatos corporativos, disse Masuko. “Desde o momento que a unidade foi estabelecida até quando me disseram sobre os pagamentos, eu não tinha absolutamente nenhuma ideia de que a unidade estava sendo usada para tais pagamentos”, acrescentou Masuko.

A prisão de Ghosn, que liderou a recuperação da Nissan há duas décadas, e a lista de acusações contra ele abalaram a indústria automobilística, enquanto turvam as perspectivas da aliança tripartida da Nissan com a Mitsubishi e a francesa Renault.

 

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