Ícone do site Jornal O Sul

Por falta de matéria-prima, Instituto Butantan suspende a produção da CoronaVac

Butantan afirma que lotes interditados foram inspecionados por controle de qualidade próprio e que medida "não deve causar alarmismo".(Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

Por falta de matéria-prima, o Butantan vai suspender completamente a produção da CoronaVac nesta sexta-feira (13). O instituto aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para retomar a fabricação da vacina contra o coronavírus.

No final de abril, o Butantan já havia suspendido o envase do imunizante, mas os setores de rotulagem e controle de qualidade ainda funcionavam para entregar as doses ao Ministério da Saúde.

Com a entrega de novas doses da CoronaVac para o governo federal nesta semana, não há mais material para processamento em nenhuma etapa de produção. De acordo com o Butantan, até a chegada de novos lotes do IFA, os setores vão assumir a produção da vacina contra a gripe.

O Butantan aguardava a liberação de pelo menos 3 mil litros de IFA até este sábado (15). No entanto, o diretor do instituto, Dimas Covas, afirmou que não há mais previsão de quando a matéria-prima deve chegar ao Brasil.

Sair da versão mobile