Quem trabalha ou estuda em casa por conta da pandemia de covid-19 fica diante do computador e de outros dispositivos, como o celular, praticamente o dia todo.
Por isso, algumas pessoas estão reclamando de problemas de vista. Coceira, visão embaçada, dores de cabeça e fadiga ocular estão entre as queixas mais comuns.
Mais de um terço (38%) dos que responderam a uma pesquisa realizada pela instituição britânica Fight for Sight afirmaram que sua visão piorou desde o início da pandemia. Outro estudo estima esse percentual em 22%.
Os especialistas afirmam que quem apresenta problemas persistentes deve consultar um oftalmologista. Mas há algumas coisas que muitos de nós podemos fazer para manter nossos olhos saudáveis.
1) A regra 20-20-20
“Relaxar os músculos que se encontram dentro e ao redor dos olhos é fundamental”, diz Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do College of Optometrists do Reino Unido.
É algo simples de fazer. A cada 20 minutos, basta olhar para algo a pelo menos 20 pés de distância (que são cerca de 6 metros) por 20 segundos.
“Isso evita que os músculos dos olhos trabalhem em excesso”, explica Hardiman-McCartney.
Se deslocar para o trabalho ou caminhar até a escola dava às pessoas tempo para relaxar os olhos sem perceber. Agora, para muita gente, a rotina mudou.
Quando focamos em um objeto próximo, como uma tela, os minúsculos músculos dentro dos nossos olhos — os músculos ciliares — se contraem. A contração muda o formato das lentes dentro dos olhos, focalizando a imagem na retina.
2) Pense piscando
“Piscar é muito importante”, diz o professor Sunir Garg, da Academia Americana de Oftalmologia.
“As pálpebras funcionam como um limpador de para-brisa.”
Elas removem a poeira e a sujeira e lavam a superfície dos olhos com fluido lacrimal.
Piscar também remove o fluido estagnado e aguça a visão, ao manter a córnea, ou a camada superficial do olho, úmida.
“Sem essa umidade, a córnea seca e a visão fica embaçada”, explica Garg.
O problema é que, de acordo com muitos estudos, piscamos com menos frequência ao ler em uma tela.
Alguns pesquisadores também sugerem que a maioria das nossas piscadas são incompletas quando usamos uma tela, e que as pálpebras superior e inferior não se tocam completamente
3) Ajuste sua tela
Especialistas dizem que a tela deve estar a um braço de distância ou de 40 a 75 centímetros do rosto.
Obter a distância correta é particularmente complicado com laptops, que costumam ficar perto demais dos olhos do usuário.
Se a tela estiver muito próxima, você corre o risco de sobrecarregar continuamente os músculos dos olhos, explica a professora Shahina Pardhan, da Anglia Ruskin University, no Reino Unido.
4) Letras maiores
“As pessoas realmente deveriam pensar em ajustar o tamanho da fonte”, afirma Pardhan.
“Não é uma boa ideia trabalhar em um smartphone ou tablet por longos períodos porque o texto é muito pequeno.”
No entanto, segundo ela, não existe um tamanho de fonte ideal que se adapte a todas as pessoas.
5) Aproveite o ar livre
“É essencial fazer intervalos regulares da tela”, aconselha a professora Mariya Moosajee, da University College London (UCL), no Reino Unido.
“Isso dá aos seus olhos a chance de olhar para longe e piscar.”
Segundo ela, pausas curtas regulares são melhores do que um número menor de pausas mais longas.
Dar uma volta ao ar livre para descansar é uma ótima maneira de aliviar a pressão nos olhos e também de ajudar na sua saúde física e mental em geral.
Obviamente, isso é difícil durante o lockdown, sobretudo para quem que não tem acesso a um jardim ou varanda em casa. Mas há estudos que sugerem que pode ser ainda mais importante para as crianças.
A fadiga ocular em adultos causada pelo uso intensivo de telas pode ser extremamente desagradável, mas não causa danos permanentes.