Ícone do site Jornal O Sul

Por temor de ataques, médicos são orientados a faltarem ao trabalho no Ceará

O prefeito do Ceará, Roberto Cláudio (ao centro), em reunião com o secretariado. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Um comunicado do Sindicato dos Médicos do Ceará publicado na terça-feira (8), orientou os profissionais em áreas violentas a não comparecer aos postos de trabalho até que existam “condições mínimas de segurança”. O Estado chegou ao sétimo dia de ataques em retaliação ao endurecimento nos presídios estaduais. Até o final da tarde de terça, 185 pessoas haviam sido presas, e serviços como transporte público foram reduzidos.

A nota do sindicato recomenda que os profissionais faltem para “resguardar a vida de médicos e população”. A entidade também oferece apoio jurídico em caso de problemas decorrentes das faltas.

A Prefeitura de Fortaleza não concorda com a recomendação e diz que “os profissionais que não cumprirem a jornada de trabalho nos Postos de Saúde, prestando atendimento à população, terão o ponto cortado com desconto salarial”.

Na madrugada da segunda para a terça-feira, um posto de saúde no município de Chaval, a 400 quilômetros de Fortaleza, foi invadido e teve móveis incendiados. O atendimento foi suspenso por tempo indeterminado.

Outros serviços afetados

Na noite de terça, o sindicato das empresas de ônibus Fortaleza informou que diminuiu a frota na cidade. Saíam das garagens veículos em proporção compatível com o efetivo policial disponível para garantir a segurança dos passageiros até o fim da noite. O metrô também encerrou as operações das linhas Sul e Oeste mais cedo, às 20h.

Os Correios também suspenderam entregas em alguns bairros da capital. Já o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará suspendeu o atendimento presencial por conta dos atentados. Segundo o jornal “Diário do Nordeste”, pelo menos as unidades de Maracanaú, Caucaia e Pacajus aderiram à suspensão.

Mais ataques

Durante o dia, mais ataques foram registrados. Um deles foi no Centro de Referência em Assistência Social de Maracanaú, na Grande Fortaleza, que foi invadido e teve uma sala incendiada. Também na terça, um carro da empresa de energia foi incendiado no bairro Cristo Redentor, na capital cearense.

Prefeito anuncia medidas para garantir prestação de serviços públicos municipais

O prefeito Roberto Cláudio reuniu, nesta quarta-feira (9), no Paço Municipal, sua equipe do secretariado, prestadores de serviços públicos e, junto ao comando da Polícia Militar, avaliou e apresentou o plano de atuação para manutenção dos serviços públicos da cidade. O objetivo é garantir a normalização dos serviços públicos que, eventualmente, tenham sido alvo de ataques criminosos.

“Ao longo dos últimos dias houve ataque a alguns serviços públicos que geraram transtornos à cidade. A reunião de hoje foi para avaliar as últimas 48 horas e planejar manutenção e operação para alguns serviços municipais para o restante da semana. Estamos trabalhando muito de perto com o governo do Estado e suas instituições, principalmente a Polícia Militar, e vamos continuar dessa forma para reduzir os danos que um momento como esse acaba trazendo aos cidadãos de Fortaleza”, declarou o prefeito Roberto Cláudio.

“A gente hoje está com a operação normal, contando com superoferta, inclusive, pois houve redução de demanda e manutenção dos serviços, dessa forma, operando normalmente”, disse o Prefeito.

A limpeza urbana, que também foi alvo de ataques já conta com a capacidade instalada de coleta de volume de lixo diário normal de 4 mil toneladas e terá, ao longo dos próximos dias, solucionado o passivo excedente acumulado. A iluminação pública, que também sofreu avaria, será reposta. A operação de limpeza com pintura de equipamentos públicos municipais que foram pichados por vândalos em tom de ameça será intensificada. Os Ecopontos que sofreram ataques serão todos reestruturados ao longo dos próximos dias, sendo entregues à população.

Na saúde, a Prefeitura afirma que está garantindo a manutenção dos serviços, assim como nos demais equipamentos. “Nossa orientação é que nenhum serviço público municipal está ou será fechado. A nossa ação é remediar o que aconteceu para que no dia seguinte o equipamento já funcione normalmente”, completou o prefeito Roberto Cláudio.

Sair da versão mobile