Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre adquire equipamento de última geração para cirurgia fetal

Problemas que colocam a vida do feto em risco ou prejudicam sua qualidade de vida podem ser tratados precocemente. (Foto: Agência Brasil)

Porto Alegre adquiriu um fetoscópio, equipamento utilizado para realizar cirurgias fetais endoscópicas dentro do útero materno. Essa é a primeira vez que esse tipo de procedimento é disponibilizado exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Capital gaúcha e estará também acessível a pacientes do interior do Estado.

O serviço começa a ser oferecido neste mês no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A aplicação dessa tecnologia de última geração está indicada, por exemplo, em gêmeos com quadro de síndrome da transfusão feto-fetal, permitindo o acesso direto aos fetos, placenta e vasos sanguíneos placentários.

Nesses casos, gêmeos idênticos compartilham a mesma placenta e pode ocorrer a distribuição desequilibrada de nutrição, priorizando apenas um dos fetos.

O chefe da equipe de medicina fetal e gestação de alto risco do Hospital Presidente Vargas, André Campos da Cunha, destaca que a realização da fetoscopia e a utilização do laser para separação das circulações placentárias nessas situações apresentam índices de sobrevivência de até 92% para um dos fetos e de 75% para ambos.

“A fetoscopia surge como melhor alternativa, separando as circulações dos fetos e proporcionando maior chance de desfecho favorável a um ou ambos os bebês, melhorando assim o prognóstico”, explicou o médico.

Sair da versão mobile