Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre amplia vacinação com a segunda dose da CoronaVac para pessoas com 65 anos

Rio Grande do Sul é o estado que tem a maior proporção da população totalmente imunizada: 13,8%.(Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Após intenso movimento neste sábado para a vacinação com a segunda dose da CoronaVac, a partir desta segunda-feira (17), a faixa etária será ampliada, em Porto Alegre, para pessoas com 65 anos ou mais.

No sábado (15), em todos os locais de aplicação, as filas eram longas. Apesar do frio, muitas pessoas tiraram os casacos mais grossos do armário e foram para as unidades de saúde e para os pontos de drive-thru para garantir a imunização completa contra a covid-19.

Vacinação no domingo

Neste domingo (16), a vacinação de segunda dose CoronaVac prosseguiu com a faixa dos 66 anos, tendo como único local de vacinação a tenda junto ao shopping Bourbon Country, na zona Norte da Capital. A tenda teve 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público.

Primeira dose para comorbidades em farmácias

Também a partir desta segunda, as 21 lojas de farmácias parceiras da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) passarão a aplicar somente primeira dose de vacina contra covid-19, e apenas para pessoas com comorbidades a partir de 33 anos. Não haverá oferta de segunda dose nas farmácias, mesmo para quem já recebeu a primeira dose nos locais.

Os integrantes dos outros grupos que vinham sendo vacinados nas farmácias terão a vacinação suspensa, são eles: profissionais de saúde, trabalhadores de apoio de serviços de saúde e estudantes de cursos da área da saúde de nível técnico ou superior.

Para receber a primeira dose de vacina, a pessoa deverá levar à loja original e cópia de documento de identidade e do comprovante da doença crônica pré-existente, como atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamento de uso contínuo, de acordo com a lista de comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação e que constam na Nota Técnica 02/21 do Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde/SMS. A SMS solicita que as pessoas entreguem cópias dos comprovantes, que serão retidas pelo serviço vacinador.

Sair da versão mobile