Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre apresenta candidatura para ser sede de evento da ONU sobre envelhecimento

O evento da ONU (Organização das Nações Unidas) acontece a cada 20 anos. (Foto: Reprodução)

A candidatura de Porto Alegre para sede da 3ª AME (Assembleia Mundial Sobre o Envelhecimento)  será apresentada nesta sexta-feira (9), às 9h, em audiência pública virtual na Câmara dos Deputados. O evento da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece a cada 20 anos, foi realizado na Europa em suas duas primeiras edições: 1982 em Viena (Áustria) e 2002 em Barcelona (Espanha).

Integrante do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial da População Idosa, Lélio Falcão será palestrante na audiência e apresentará a candidatura de Porto Alegre, cujo interesse foi anunciado pelo prefeito Sebastião Melo em janeiro. A 3ª AME coincidirá com o aniversário dos 250 anos da capital gaúcha em 2022.

As comemorações dos 250 anos de Porto Alegre e a candidatura da Capital para a 3ª AME foram o mote do encontro, na quarta-feira (7) entre o titular da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e o secretário adjunto, Luciano Marcantônio, com membros do Comitê que organizou o FSMI (Fórum Social Mundial da População Idosa) em janeiro.

A prefeitura é apoiadora do FSMI, que está formando o comitê organizador para a edição de 2022, a ser constituído por membros do poder público municipal e sociedade civil. São realizadas reuniões com vistas a identificar possíveis parceiros para a viabilização do evento.

Na tarde desta quinta-feira, os conselheiros do Orçamento Participativo, por meio de reunião híbrida, com participação presencial e virtual, foram convidados a participar do Comitê Organizador do FSMI 2022. O encontro contou com membros da Coordenação do Conselho do OP, Roberto Jakubaszko, Jurema Barbosa, Marivane Rogério e Kaká Paixão; membros da sociedade civil no Comitê Organizador do FSMI, Lélio Falcão, Nelson Khalil e Izabel Laryan;, e os representantes da prefeitura, Luciano Marcantônio e Rafael Ramalho.

Sair da versão mobile