Ícone do site Jornal O Sul

Centro de Acolhimento e Isolamento Social começa a funcionar na Zona Norte de Porto Alegre

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou o Centro de Acolhimento e Isolamento Social, no bairro Vila Jardim. (Foto: Jefferson Bernardes/PMPA)

O prédio onde funcionava a Escola Estadual Marechal Mallet, no bairro Vila Jardim, na Zona Norte de Porto Alegre, passou a abrigar, nesta quarta-feira (22), o Cais (Centro de Acolhimento e Isolamento Social), destinado à população em situação de rua e a pessoas que tenham testado positivo para Covid-19 e apresentem sintomas leves, mas não possuam condições adequadas de distanciamento social.

“Desde o início da pandemia, Porto Alegre montou uma estrutura de acolhimento e recepção a pessoas mais vulneráveis, que inclui a cesta-básica, como necessidade inicial, 32 banheiros espalhados pela cidade para higienização e a Campanha do Agasalho”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. Ele acrescentou que, somado a isso, os abrigos e albergues foram reestruturados para terem espaços separados a quem é confirmado com Covid-19.

O Cais nasceu de uma parceria entre a prefeitura e a Fundação Itaú para Educação e Cultura, por meio do Programa Todos pela Saúde, do Itaú. Porto Alegre foi a primeira cidade da Região Sul do País a receber o projeto, que há dois anos é desenvolvido em São Paulo. O acordo de cooperação tem validade de três meses e poderá ser prorrogado por mais três. Ao final, os equipamentos e benfeitorias ficarão como legado para a cidade.

“Com apoio do Itaú, estamos entregando este espaço, cujas obras totais chegam a R$ 3,5 milhões, para receber pessoas que não tiverem um local de isolamento depois de serem testadas positivamente, além de pessoas em situação de rua que precisarem de atendimento”, disse Marchezan.

Sair da versão mobile