Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre é modelo no atendimento a vítimas de violência sexual

Grupo conversou com profissionais e conheceu sistemática do atendimento. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Profissionais que atuam em hospitais de Passo Fundo, Rio Grande, Alegrete e Caxias do Sul conheceram, nessa quinta-feira, o percurso do atendimento de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual nos serviços de emergência e ambulatorial do HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), da Secretaria Municipal de Saúde. A visita técnica integra o miniestágio que começou na segunda-feira, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias municipal e estadual.

Um dos locais visitados foi o Crai (Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil) de Porto Alegre, que funciona há 14 anos no HMIPV e serve de modelo para a implantação de serviços semelhantes em outros municípios. A coordenadora do Crai, psicóloga Eliane Soares, mostrou as instalações aos profissionais e destacou o miniestágio como fundamental para promover a imersão no atendimento.

Junto com os hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, que também integraram o miniestágio, o HMIPV assume o compromisso de ser um centro colaborador, com o papel de oferecer suporte para os demais hospitais do Estado. É o que explicou a assistente social especialista em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Gisleine da Silva. “Pretendemos dar apoio e assessoramento aos municípios, fazendo um trabalho de sensibilização com os gestores”, disse a assistente social. (PMPA)

Sair da versão mobile