Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre inicia plano para reduzir emissões de carbono em 50% até 2030

No Congresso Mundial do ICLEI, na Suécia, Melo anunciou o lançamento de edital para contratação de consultoria. (Foto: Luiz Otávio Prates/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre informou que contratará uma empresa para planejar como a cidade cumprirá a meta de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050.

Nesta quinta-feira (12), durante o Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais Pela Sustentabilidade), na Suécia, o prefeito Sebastião Melo anunciou que, nos próximos dias, será lançado um edital para a contratação de uma consultoria que desenvolverá o Estudo de Vulnerabilidade e Riscos e o Plano de Ação Climática de Porto Alegre.

“Temos uma realidade de descuido histórico com a questão ambiental, com cidades de rios poluídos e excesso de carros circulando e sistemas de transporte que contaminam o ar. Porto Alegre está no caminho para mudar essa realidade, e partimos agora para uma etapa concreta que vai apontar os melhores caminhos para cumprirmos a meta de zerar emissões de carbono”, afirmou o prefeito.

A empresa a ser contratada irá se basear no levantamento do Inventário de Gases de Efeito Estufa, produzido no ano passado, que apontou que 67% das emissões são do setor de transportes. Em seguida, estão a energia estacionária (consumo diário dos cidadãos), com 22%, e o setor de resíduos, somando 9% das emissões.

“A partir desse diagnóstico, vamos planejar ações alinhadas a uma visão de futuro de Porto Alegre ser uma cidade carbono neutro, resiliente, sustentável e inclusiva até 2050”, disse o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Sair da versão mobile