Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre Inquieta: um movimento coletivo em busca de melhorias para a capital

Logo do coletivo Poa Inquieta 2019 (foto: Divulgação)

Já ouviu falar do POA Inquieta? Porto Alegre Inquieta é um movimento coletivo fundado por gaúchos com o intuito de tornar a capital do Rio Grande do Sul uma referência positiva para outros países, estados e cidades. Cezar Paz é o principal idealizador e articulador do movimento, que foi conceitualmente concebido no ano passado, durante o festival South by Southwest, nos Estados Unidos.

Em seu primeiro ano de movimento, o POA Inquieta conseguiu conectar de forma colaborativa mais de duas mil pessoas para articular e desenvolver, de forma relevante, as mais diversas expressões da economia criativa para o progresso da cidade. Atualmente, o movimento já engloba vários projetos para inovação em diversificadas áreas.

Segundo Juan Pablo Boeira, criador do Festival da Transformação e da Innovation Week – festivais de inovação que fazem parte do Poa Inquieta – e também um dos articuladores que contribui com o movimento desde seu início, o grupo fez uma pesquisa, na qual mapeou a economia criativa da capital. Esse mapeamento vai auxiliar novos projetos a serem desenvolvidos. “O movimento se apresenta como um fenômeno social e contemporâneo, sendo um modelo orgânico e sistêmico de inovação social, mas, acima de tudo, uma plataforma habilitadora de pessoas e projetos que caminham a favor da transformação da cidade de Porto Alegre e pela construção de uma cultura cidadã”, explica Boeira.

POA Inquieta desenvolveu seus mandamentos. São eles:

Se você é uma pessoa inquieta e deseja ajudar a cidade de Porto Alegre a melhorar nas questões de segurança, sustentabilidade, mobilidade, gastronomia, convívio cidadão, arte ou em outras áreas, você pode se cadastrar através do site Porto Alegre Inquieta. O interessado precisa, apenas, inserir alguns dados na seção “Faça Parte” e enviar sua ideia.

Sair da versão mobile