Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre promove neste sábado mais uma feira para adoção de cães e gatos

"Pets" já vem com aplicação de vacinas, vermífugo e microchip, além de castração. (Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA)

Das 13h às 17h deste sábado (30), a prefeitura de Porto Alegre realiza nova edição de sua feira para adoção de cães e gatos. São quase 150 “pets” disponíveis (incluindo 23 felinos) na Unidade de Saúde Animal Vitória (Usav) – Estrada Bérico José Bernardes nº 3.489, bairro Lomba do Pinheiro (Zona Leste). Os candidatos a tutor devem ter ao menos 18 anos e comprovante de residência na Capital, além de documento com foto e número de CPF.

Todos os bichinhos são saudáveis, castrados, vacinados, microchipados e vermifugados. Para quem for levar para casa um cão, é exigida guia e coleira. Já os pretendentes a tutor de gato precisam de uma caixa de transporte. Em ambos os casos, assina-se um termo de compromisso com a adoção responsável.

A iniciativa é do Gabinete da Causa Animal (GCA), por meio do Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa, executor dos serviços na Usav. Esta última fornecer auxílio veterinário gratuito e vitalício aos animais adotados, mediante comprovante de vacinação regular e documento comprobatório da adoção. Mais detalhes podem ser obtidos diretamernte no portal prefeitura.poa.br/sms.

Castração

No dia 17 de setembro, a prefeitura da Capital deve abrir inscrições para nova etapa de castrações de cães e gatos. A campanha é realizada sempre na terceira quarta-feira do mês, salvo em ocasiões especiais.

Trata-se de uma uniciativa integrada ao Programa de Controle Populacional de Animais Domésticos, desenvolvida pelo Gabinete da Causa Animal com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Já a Secretaria Municipal de Transparêcia e Controladoria (SMTC) atua como parceira.

Os protocolos são encaminhados a nove clínicas particulares credenciadas para execução do serviço veterinário, em diferentes regiões da cidade. Após a aprovação, o tutor inscrito recebe uma ligação ou notificação via telefone, para que submeta seu animal ao procedimento em um prazo de até 90 dias.

Cada indivíduo pode solicitar até cinco castrações (o controle se dá por meio do número do CPF). Podem manifestar interesse somente moradores de Porto Alegre, mediante comprovação de endereço e apresentação do Cadastro Único ativo.

A abertura do protocolo é realizada por meio do whatsapp do sistema 156+POA – o número é (51) 3433-0156. Basta iniciar a conversa com um “Oi” e, na sequência, selecionar no menu digital a opção “Castração de cães e gatos”, prosseguindo até a confirmação.

(Marcello Campos)

 

 

Sair da versão mobile