A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal, realiza das 9h às 16h deste domingo (12) a décima-quinta edição da feira mensal “Brechocão” em 2025. Trata-se de uma das mais tradicionais iniciativas do ativismo em prol dos “pets” na capital gaúcha, sempre na calçada da avenida Osvaldo Aranha entre o Parquinho da Redenção e o auditório Araújo Vianna (bairro Bom Fim).
São mais de 30 expositores – todos cadastrados no Município – a oferecerem itens de vestuário masculino e feminino, além de calçados, bijuterias, acessórios de beleza, bolsas, carteiras, utensílios domésticos, eletrônicos e artigos usados para animais. A lista é bastante variada.
“Os valores obtidos com a venda dos produtos são destinados à cobertura de despesas de protetores de ‘pets’ com alimentação, albergagem e atendimento veterinário de cães e gatos em situação de vulnerabilidade”, ressalta a secretária do Gabinete da Causa Animal, Tatiana Guerra.
Também são aceitas doações para as feiras seguintes. Isso inclui desde artigos de brechó até ração e utensílios como potes, cobertas, medicamentos, jornais e papelão, que podem ser entregues no local da feira até as 13h.
Quando o clima não colabora, o evento (realizado no segundo domingo de cada mês, eventualmente com edições extras) é adiado para o fim de semana seguinte. Eventuais mudanças são comunicadas pela administração municipal no site prefeitura.poa.br e também nas redes sociais.
(Marcello Campos)