Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre tem neste sábado novos mutirões contra o mosquito da dengue

Iniciativa tem por finalidade eliminar focos de água parada. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Equipes de quatro postos de saúde de Porto Alegre realizarão ao longo deste sábado (24) uma nova sequência de mutirões de combate ao mosquito da dengue. Esta etapa da iniciativa abrange visitas destinadas a eliminar focos de água parada em residências. Participam profissionais de unidades dos bairros Mario Quintana (Zona Leste), Navegantes e Humaitá (Zona Norte).

Trata-se de uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para frear o avanço da doença em áreas com maior incidência de casos. Os profissionais também reforçam orientações aos moradores sobre os cuidados básicos a serem adotados contra o inseto, cuja picada da fêmea infectada transmite também a febre chikungunya e o zika vírus.

Apoio popular é decisivo

“É fundamental a colaboração de toda a comunidade”, destaca o titular da pasta, Fernando Ritter. A eliminação de focos do Aedes depende de ações simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes como vasos, pneus e garrafas, bem como manter caixas d’água tampadas. Calhas e ralos, por sua vez, devem passar por limpeza frequente.

A prefeitura reforça o pedido para que os moradores recebam bem os agentes de saúde e sigam as orientações repassadas. Em caso de dúvida ou mesmo denúncia de possível foco do mosquito, qualquer cidadão pode acionar a Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 156.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile