Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre tem aumento significativo de abertura de novas empresas

(Foto: Joel Vargas/PMPA)

Porto Alegre registrou a abertura de 1.668 novas empresas em abril de 2019, segundo levantamento realizado pela SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico). O resultado representa um crescimento de 27,1% em relação ao total de empresas abertas em abril do ano passado, quando a SMDE verificou a emissão de 1.312 alvarás empresariais pela Sala do Empreendedor. Na comparação com março deste ano, o aumento foi de 21,6%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, os números indicam a um processo consistente de retomada do empreendedorismo na Capital. “Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, Porto Alegre já abriu mais empresas do que em todo o acumulado do ano de 2017”, aponta ele. Ao todo, nos primeiros quatro meses de 2019, foram abertas 6.335 empresas em Porto Alegre, crescimento de 63,8% em relação ao mesmo período de 2018. Para Cidade, essa evolução se deve a dois fatores principais. “Um deles é a retomada da atividade econômica em si, o que favorece a criação de novas empresas. O outro é a modernização do processo de obtenção de alvarás em Porto Alegre, por meio da Sala do Empreendedor, o que encoraja os empreendedores e agiliza a abertura de novos negócios.”

O levantamento da SMDE indica, ainda, que a maioria (48,1%) dos negócios abertos em abril de 2019 se concentra em dez bairros de Porto Alegre. Nesse período, o destaque foi o Centro Histórico, onde 154 novas empresas se estabeleceram.

Os segmentos mais procurados pelos empreendedores foram os de serviços, com ênfase em atividades de alimentação fora do lar – como bares, pubs e restaurantes –, além de serviços médicos e atividades administrativas/jurídicas. “Isso mostra que os empreendedores estão vendo oportunidades ligadas ao poder de consumo do porto-alegrense. E reflete, ainda, a aposta certeira da cidade em priorizar o desenvolvimento de serviços e indústrias de cunho inovador”, indica Cidade. “Cada vez mais, a identidade de Porto Alegre se associa à prestação de serviços com alto valor agregado”, completa.

Desburocratização do empreendedorismo

O titular da SMDE destaca que a prefeitura tem trabalhado para facilitar o caminho dos empreendedores. Por meio da Sala do Empreendedor, o tempo médio de abertura de novas empresas na cidade caiu de 41 dias, em 2017, para 5 dias.

Para microempresas individuais e atividades de baixo risco, que dispensam vistoria, já é possível obter o alvará em um dia. E a tendência é de que o processo se torne cada vez mais rápido. “Em breve, teremos novidades que abrirão caminho para facilitar ainda mais a abertura de empresas em Porto Alegre”, garante Cidade.

Ele destaca que a sociedade vem se mobilizando para aproveitar melhor o ecossistema inovador de Porto Alegre. Exemplo disso é o Pacto Alegre, programa que pretende transformar a cidade em uma referência global em inovação – e que realizou mais uma reunião de trabalho nesta sexta-feira, 3. “Iniciativas assim nos fazem crer que o aumento do empreendedorismo não é episódico, e sim parte de um processo consistente de renovação da nossa matriz econômica”, sustenta o secretário.

Sair da versão mobile