A semana em Porto Alegre será marcada por temperaturas elevadas, com predomínio de tempo firme na maior parte dos dias e retorno da instabilidade entre quinta e sexta-feira, quando há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas. Nesta terça (10), a manhã começa com muitas nuvens e períodos de abertura, havendo redução gradual da nebulosidade ao longo das horas. À tarde, o tempo permanece aberto, com poucas nuvens no céu. Os ventos sopram predominantemente do norte, com velocidade média de 10 km/h e rajadas que podem chegar a 35 km/h. As temperaturas variam entre 21°C e 35°C.
A quarta-feira (11), será de sol predominando durante a manhã, com presença de nuvens esparsas. Entre a tarde e a noite, há condição para chuva isolada, com baixos acumulados, em torno de 2 mm, e possibilidade de descargas elétricas pontuais. Os ventos sopram de leste, com intensidade média de 18 km/h e rajadas próximas de 40 km/h. As temperaturas variam entre 23°C e 37°C, configurando o dia mais quente da semana.
Já na quinta (12), as instabilidades retornam à região. O dia terá sol entre nuvens e condições para pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Os acumulados previstos são de cerca de 15 mm. Os ventos sopram predominantemente de sul, com intensidade média de 15 km/h e rajadas de até 45 km/h entre a tarde e a noite. As temperaturas variam entre 22°C e 36°C.
Encerrando a semana, a sexta-feira (13), ainda será marcada pela atuação de instabilidades. O sol aparece em alguns períodos, mas há previsão de chuva e descargas elétricas ao longo do dia, principalmente à tarde, com acumulados em torno de 15 mm. Os ventos sopram de sudoeste, com intensidade média de 10 km/h e rajadas próximas de 35 km/h. As temperaturas variam entre 19°C e 31°C.
A previsão é do Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre), com dados da Catavento Meteorologia. A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações do tempo pelos canais oficiais da Defesa Civil, da Prefeitura de Porto Alegre e pelo PoaClima. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
