Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre terá reforço de PMs nas manifestações de domingo

Será mantido esquema de prontidão, inclusive com o Batalhão Reserva, para prevenir distúrbios neste domingo. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

A BM (Brigada Militar) vai reforçar a segurança no domingo (17), em Porto Alegre, quando são esperados protestos em razão da votação na Câmara dos Deputados do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Será mantido um esquema de prontidão, inclusive com o batalhão reserva, para prevenir distúrbios.

Segundo o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o efetivo será reforçado para assegurar a manutenção da ordem pública na Capital. “A corporação acompanha as manifestações que vão ocorrer tanto no Parque Moinhos de Vento [Parcão] como na Praça Marechal Deodoro [Praça da Matriz] e em outros locais, incluindo o atendimento ao 190 e as ações de rotina de polícia ostensiva”, destaca.

Em relação à chegada de militantes vindos do interior, o comandante-geral alerta que elas serão acompanhadas de perto pela BM. O Comando de Policiamento da Capital manterá comunicação em tempo real com os movimentos sociais, atuando junto aos grupos e promovendo, em ambas as frentes, trabalho qualificado de inteligência. A atuação da BM será focada na prevenção da vida, do patrimônio público e privado, visando assegurar o direito à manifestação e à liberdade de expressão.

Comando Militar do Sul

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o comandante da BM se reuniram com o Comandante Militar do Sul, general de Exército Edson Leal Pujol. O encontro tratou do alinhamento do trabalho durante as manifestações. “É estratégico estabelecermos a comunicação entre os nossos setores de inteligência. Para tanto, estaremos com o Gabinete de Gestão instalado na Secretaria da Segurança Pública durante todo o final de semana”, afirma o secretário.

Sair da versão mobile