Ícone do site Jornal O Sul

Posse de Alexandre de Moraes como ministro do STF será em 22 de março

Ex-ministro da Justiça teve indicação aprovada pelo Senado no início da tarde desta quarta (22). (Foto: Reprodução)

A assessoria do STF (Supremo Tribunal Federal) informou nesta quarta-feira (22) que Alexandre de Moraes tomará posse como ministro do tribunal no próximo dia 22 de março. A data foi acertada durante rápido encontro entre Moraes e a presidente da Corte, Cármen Lúcia, que durou cerca de 20 minutos.

A nomeação dele para a vaga de Teori Zavascki, que morreu no mês passado após acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro, já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e assinada pelo presidente Michel Temer.

A indicação de Moraes foi aprovada pelo  Senado, no início da tarde desta quarta, por 55 votos a 13.

A cerimônia de posse ainda levará um mês para dar tempo de o Supremo preparar o evento, organizar os convites, chamar os convidados e também em razão de, nesse período, ter o feriado de carnaval.

Moraes tem 48 anos e poderá ocupar a cadeira de ministro do STF até completar 75.

Assim que tomar posse, o agora ex-ministro da Justiça terá de analisar 7,5 mil processos que estavam sob a relatoria de Teori – ele não será, contudo, o relator dos processos relacionados à Operação Lava-Jato, isso porque Luiz Edson Fachin foi sorteado para a função.

Amigo do presidente Michel Temer, Moraes é formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e iniciou a carreira como promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, em 1991.

Ao longo dos últimos anos, exerceu cargos como secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) e, até o início deste mês, foi filiado ao PSDB.

Sair da versão mobile