A aplicação das doses de vacina contra o coronavírus em idosos não institucionalizados chega nesta sexta-feira (19) ao seu nono dia em Porto Alegre, ainda contemplando os idosos a partir de 83 anos. Novamente sem drive-trhrus, o procedimento estará disponível das 8h às 17h em dez postos de saúde nas zonas Central, Sul, Norte e Leste da cidade.
Para receber a injeção, é necessário apresentar documento de identidade com número de CPF, além de um comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone), pois a imunização é exclusivo para os habitantes da capital gaúcha. Também é recomendável que o idoso leve um acompanhante mais jovem.
Segundo a prefeitura, não é necessário “madrugar” nos locais de vacinação, principalmente agora, que a procura começa a se reduzir à medida em que quase 87% da meta para esse segmento do público-alvo já foi contemplada. Além disso, as vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade.
– Posto de saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha n°27 – Centro Histórico);
– Posto de saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornellas n° 55 – bairro Santana);
– Posto de saúde Assis Brasil (avenida Assis Brasil n° 6.615 – bairro Sarandi);
– Posto de saúde IAPI (rua Três de Abril n°90 – bairro Passo da Areia);
– Posto de saúde Camaquã (rua Professor Doutor João Pitta Pinheiro Filho n° 176 – bairro Camaquã);
– Clínica da Família Álvaro Difini (rua Alvaro Diffini n° 520 – bairro Restinga);
– Posto de saúde Moab Caldas (rua Moab Caldas nº 400 – bairro Santa Tereza);
– Posto de saúde Santa Cecília (rua São Manoel n° 543, bairro Santa Cecília);
– Posto de saúde Morro Santana (rua Marieta Mena Barreto n° 210 – bairro Morro Santana);
– Posto de saúde São Carlos (avenida Bento Gonçalves n° 6.670 – bairro Agronomia).
Mais um dia tranquilo
Segundo a prefeitura, esta quinta-feira foi mais um dia de movimentação tranquila nos postos de saúde, inclusive nos bairros Santana e IAPI, geralmente os mais procurados. “O pátio do posto Modelo [Santana] chegou a permanecer vazio, sem a circulação de público registrada em outros dias”, comparou a gerente distrital Aline Vieira Medeiros.
Além desses endereços, os agentes prosseguem as visitas domiciliares para imunizar idosos acamados. A iniciativa também contempla a aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e moradores de comunidades indígenas.
Atualização estatística
Dados do portal “vacinômetro” informam que Porto Alegre chegou a 96.380 doses de vacinas contra o coronavírus aplicadas até as 18h20min desta quinta-feira. O número inclui todos os grupos prioritários.
Desse montante, 59.539 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 18.586 por idosos com 83 anos ou mais, 17.286 por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições e 1.041 por populações indígenas e quilombolas.
No caso dos 18.586 idosos com 83 anos ou mais, esse contingente corresponde a 86,5% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (21.505 indivíduos) nessa faixa etária na capital gaúcha.
Uma novidade a partir desta sexta-feira é que o “vacinômetro” municipal – disponível no site oficial portoalegre.rs.br – informa também sobre o andamento da aplicação da segunda e última dose da imunização. Os dados serão detalhados inclusive por público-alvo.
(Marcello Campos)