Ícone do site Jornal O Sul

A poupança teve o pior desempenho em 21 anos

A estimativa mínima dos analistas consultados pelo BC para a Selic no fim do ano está em 7,5% (Foto: Adam Gault/Folhapress)

A caderneta de poupança teve o pior desempenho para meses de fevereiro no mês passado. Os saques superaram os depósitos em 6,6 bilhões de reais, de acordo com os dados do BC (Banco Central). É o pior desempenho da aplicação mais popular do Brasil desde que o BC passou a registrar os dados em 1995.

Além de ser o maior resgate líquido para meses de fevereiro, é o quarto pior resultado da história. Em janeiro, a poupança registrou uma saída recorde de 12 bilhões de reais, já descontados todos os ingressos.

Essa fuga de dinheiro da poupança tem dois principais motivos: crise econômica e juros altos. Os brasileiros precisaram quitar dívidas ou investir em aplicações melhores, que dão retorno mais alto, já que a poupança é incapaz de proteger o dinheiro da inflação, que está em 10,71% nos últimos 12 meses.

Como os juros básicos estão em 14,25% ao ano, vale a pena retirar dinheiro da poupança e aplicar em fundos de renda fixa. Atualmente, a poupança rende apenas 6%, mais TR (Taxa Referencial). Mesmo com a matemática desfavorável, os brasileiros ainda mantêm 646,1 bilhões de reais na poupança. (AG)

Sair da versão mobile