Ícone do site Jornal O Sul

PPS pede acesso a dados de contas do presidente da Câmara dos Deputados na Suíça

Arnaldo Jordy classificou as denúncias contra o peemedebista como gravíssimas. (Foto: Reprodução)

O vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jordy (PA), entregou nessa quarta-feira à PGR (Procuradoria Geral da República) ofício pedindo cópias de todas as informações enviadas ao Brasil por autoridades da Suíça sobre as supostas contas do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no país europeu. Jordy ressaltou que formalizou a solicitação no papel de deputado e não no papel de vice-líder da bancada.

As investigações indicaram que as supostas contas de Cunha na Suíça receberam nos últimos anos depósitos de 4.831.711,44 dólares e 1.311.700 francos suíços, equivalentes a 23,2 milhões de reais, segundo a cotação do dia 9 deste mês.

“Nós achamos que as denúncias gravíssimas que repousam sobre o deputado Eduardo Cunha são absolutamente incompatíveis com a continuidade da presidência na Câmara”, declarou Jordy.

Segundo o vice-líder do PPS, sua solicitação foi motivada pelas informações veiculadas pela imprensa de que o Ministério Público da Suíça teria encaminhado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cópias das contas bancárias na Suíça, que incluem movimentações financeiras feitas por Cunha e por parentes com dinheiro supostamente obtido por meio de pagamento de propina.

O deputado oposicionista afirmou que, se a PGR fornecer cópias dos documentos, as informações serão anexadas a uma representação entregue na semana passada à Corregedoria Geral da Câmara, por um grupo de 40 deputados, pedindo que o órgão investigue o presidente da Casa. (AG)

Sair da versão mobile