Ícone do site Jornal O Sul

Saque-Calamidade do FGTS pode ser solicitado em Porto Alegre até esta quinta-feira

Valor de até R$ 6.200 contempla quem teve residência danificada pelo temporal de janeiro. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitação, em Porto Alegre, do Saque-Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem teve danos estruturais em sua residência por causa do temporal de 16 de janeiro. Com valor máximo de R$ 6.220, desde que o candidato possua saldo compatível na conta da contribuição, gerida pela Caixa.

Os critérios incluem, ainda, a localização do imóvel de bairros abrangidos pela medida, cujo foco são áreas com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) inferior a 0,9. Cabe à prefeitura analisar cada demanda.

O Saque Calamidade do FGTS está sendo disponibilizado em virtude dos decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência emitidos pela gestão municipal. Estes decretos foram homologados tanto pelo governo do Estado quanto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo federal.

Como fazer

Em caso de aprovação, o beneficiário faz o pedido por meio do aplicativo do FGTS (disponível gratuitamente nas plataformas digitais) ou nas agências do banco estatal. Os detalhes estão no site prefeitura.poa.br.

Por telefone, basta ligar para 156 (opção 9) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat (caixa virtual de conversa) do site 156web.procempa.com.br.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile