Ícone do site Jornal O Sul

Prazos de processos eletrônicos voltam a transcorrer na Justiça gaúcha

Andamento de processos físicos administrativos e jurisdicionais continuam suspensos. (Foto: EBC)

Nesta segunda-feira (17), voltam a fluir os prazos processuais de casos judiciais e administrativos que tramitam eletronicamente no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O andamento estavam suspenso depois que os sistemas do órgão foram alvo de um ataque por hackers, três semanas atrás.

A resolução, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, autorizou a retomada dos prazos e também estabeleceu o “Retorno Gradual às Atividades Presenciais (Regap)”. Isso inclui a abertura dos prédios, inclusive do Tribunal de Justiça e Palácio da Justiça, o atendimento externo e a carga dos processos.

Processos físicos continuam paralisados

Já os prazos processuais de processos físicos administrativos e jurisdicionais continuam suspensos, devido à instabilidade que ainda persiste nos sistemas correlatos e à necessidade de revisão de equipamentos. Conforme o TJ-RS, essa etapa ainda está sendo realizada.

A Corregedoria-Geral da Justiça (GGJ), por sua vez, deve listar quais comarcas estão liberadas para o retorno gradual na modalidade Regap e atualizar a lista conforme progressão dos trabalhos da área de informática. As informações dão da assessoria de imprensa da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile