Ícone do site Jornal O Sul

Pré-candidato à Presidência em 2018, o ex-ministro Ciro Gomes diz que a ida do ex-presidente Lula para o governo Dilma foi uma “estupidez inominável” que acelerou o processo de impeachment no Congresso

Ação foi movida por um ex-prefeito xingado no Facebook. (Foto: Agência Brasil)

Pré-candidato à Presidência da República em 2018, e ex-governador e ex- ministro Ciro Gomes (PDT-CE) avalia que a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o governo de sua sucessora Dilma Rousseff foi uma “estupidez inominável” que acelerou o processo de impeachment da chefe do Executivo no Congresso Nacional. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ciro opinou que o líder petista tem hoje “zero chance” de contribuir para a reaglutinação da base aliada.

“Trazer Lula para dentro do governo foi uma atitude que acabou acelerando e passionalizando muito a construção de um consenso que não existia e ainda não existe”, analisou. “Assim, muitos passos foram dados pelo governo em direção à ruptura democrática brasileira, através desse expediente golpista, porém protocolar, que é o processo de impeachment no Parlamento.”

O pedetista também não poupou críticas à articulação entre caciques do PMDB e do PSDB, que investem em um cenário pós-afastamento de Dilma, chegando a cogitar nomes para cargos-chave, na hipótese de o vice-presidente Michel Temer assumir o Planalto. Para ele, a meta desse movimento é “assaltar” o governo e “matar” a Operação Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras. “Só um milagre nos salvará do impeachment.”

Sair da versão mobile