Ícone do site Jornal O Sul

Preços do petróleo vão continuar em forte queda no mundo

Dudley afirmou que “os preços poderiam despencar no primeiro trimestre”. (Foto: Reprodução)

A queda dos preços globais do petróleo poderia ser ainda maior no começo de 2016, embora provavelmente se mantenham baixos, disse o presidente-executivo da British Petroleum, Bob Dudley. Em entrevista, nesse sábado, à rádio da emissora BBC, Dudley afirmou que “os preços poderiam despencar no primeiro trimestre”.

Os preços do petróleo Brent caíram 34% no ano passado, após ter registrado queda de 48% em 2014. A redução dos preços globais levou a inflação a próximo ou abaixo de zero em muitos países, o que ajudou os consumidores, mas foi ruim para os bancos centrais.

Apesar da queda dos preços do petróleo bruto, a produção na Rússia, um dos maiores fornecedores mundiais, atingiu a capacidade máxima no mês passado e em 2015, sendo o maior valor pós-soviético, devido ao aumento do fornecimento por pequenas e médias empresas. Os dados são do Ministério de Energia russo. O aumento da produção contribui para o excesso de oferta e pressionará os preços do petróleo que, em dezembro, atingiu 36 dólares o barril, menor valor em 11 anos.

Sair da versão mobile