Ícone do site Jornal O Sul

Relatório aponta que prédio que desabou em Miami tinha dano estrutural

Desabamento de prédio em Miami deixou ao menos 10 mortos. (Foto: Twitter/Corpo de Bombeiros)

O prédio que desabou parcialmente em Miami, nos Estados Unidos, tinha um “grande dano estrutural” em uma laje de concreto abaixo do deque da piscina. O alerta foi feito em um relatório elaborado em 2018 por uma empresa de engenharia que indicava a necessidade de reparos.

O documento é um de vários registros apresentados pela prefeitura de Surfside, no Sul da Flórida. A tragédia ocorreu na última quinta-feira (24). A causa está sendo investigada. As equipes de resgate seguem trabalhando para encontrar todas as vítimas. Até o momento, há quatro mortos e 159 pessoas desaparecidas.

No relatório, a empresa não apontou perigo iminente no dano estrutural na área da piscina – ainda não está claro se ele foi responsável pelo desabamento. Porém, houve um alerta para a necessidade de reformas extensas que pudessem solucionar os problemas.

Segundo o documento, houve uma falha na impermeabilização da laje que ficava abaixo do deque da piscina. O processo teria sido feito em uma área plana em vez de inclinada, o que impedia o escoamento da água.

“A não substituição da impermeabilização no futuro próximo fará com que a extensão da deterioração do concreto aumente exponencialmente”, afirmou a empresa.

Também foi alertado para “fissuras e estilhaços abundantes” em colunas, vigas e paredes de concreto no estacionamento do prédio. A empresa indicou que alguns danos eram pequenos, mas colunas chegaram a ficar com o vergalhão exposto.

Sair da versão mobile