Ícone do site Jornal O Sul

Prefeito de Porto Alegre participa de audiência com o papa Francisco

Fortunati e outros prefeitos trataram de ecologia. (Foto: Solange Souza/PMPA)

O papa Francisco recebeu nesta terça-feira, no Vaticano, cerca de 70 prefeitos de várias cidades do mundo e pediu que as autoridades tenham consciência do problema da destruição do planeta que está sendo levado adiante por todos os homens. “Por que estou apelando aos prefeitos? Porque a consciência sobre a defesa do meio ambiente implica um trabalho que comece pelas periferias e caminhe em direção ao centro, até a consciência da humanidade”, explicou o pontífice.

Entre os presentes, o de Porto Alegre, José Fortunati. Eles participaram do evento promovido pela Academia Pontifícia das Ciências e das Ciências Sociais, que debateu, além dos problemas climáticos, os temas da escravidão e do tráfico de pessoas.

Segundo o Vaticano, a delegação de prefeitos brasileiros preparou uma carta relatando os principais desafios enfrentados pelos governos locais e pedindo à ONU (Organização das Nações Unidas) que os reconheça como atores fundamentais na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento humano. Na carta, os prefeitos propõem a transferência de recursos e tecnologias dos países desenvolvidos aos que estão em desenvolvimento e que o repasse seja feito diretamente às cidades.

Para Fortunati, este chamamento é histórico, pois destaca a importância dos governos locais no enfrentamento aos desafios comuns às cidades do mundo inteiro. “Ele propôs que os prefeitos assumam o protagonismo da ecologia humana, onde a questão ambiental está associada com a questão social. Um encontro importante por ser o primeiro onde os prefeitos são convidados pelo papa para debater uma encíclica”, ressaltou o prefeito de Porto Alegre.

Sair da versão mobile