Ícone do site Jornal O Sul

Prefeito apela para que a população evite descartar lixo neste final de semana em Porto Alegre

Funcionários de terceirizada que presta o serviço paralisaram as atividades na sexta-feira. (Foto: Twitter/Reprodução)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez um apelo para que os porto-alegrenses evitem o descarte de lixo neste final de semana. O motivo é a paralisação temporária dos trabalhadores da empresa terceirizada responsável pelo serviço. Os funcionários decidiram suspender as atividades na noite dessa sexta-feira, alegando falta de pagamento do vale-alimentação e parte do salário.

Segundo a prefeitura, os bairros que tiveram o recolhimento de resíduos afetados nessa sexta foram: Azenha, Partenon, São João, Santana, Santo Antônio, Navegantes, Floresta, São Geraldo, Santa Cecília, Jardim Botânico e Aparício Borges.

De acordo com Melo, não haverá recolhimento de lixo com fluxo considerado normal no sábado e no domingo, já que o serviço será atendido de forma pontual por caminhões do DMLU (Departamento Municipal de Lixo Urbano).

Além disso, o chefe do Executivo disse que irá fazer um pagamento emergencial, mas que os valores irão entrar na conta dos funcionários da empresa na próxima segunda, data em que o município estima que a coleta de lixo seja normalizada.

Pelo Twitter neste sábado (16), o prefeito Sebastião Melo destacou: “A prefeitura montou uma operação especial para realizar a coleta domiciliar de forma parcial, durante a paralisação temporária dos trabalhadores da empresa terceirizada. Equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões próprios fazem o recolhimento dos resíduos. Estamos trabalhando para solucionar a interrupção do serviço, originada por problemas na documentação da empresa terceirizada, para que se faça o pagamento. Apelo para que, dentro do possível, a população evite depositar o lixo nas calçadas até que a situação seja normalizada”, disse Melo.

Sair da versão mobile