Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura da Capital vacina 1.082 idosos de 85 anos ou mais no sábado de carnaval

Quem ainda não foi vacinado nas faixas já contempladas anteriormente também poderá procurar os pontos onde estarão as equipes de saúde. (Fotos: Giulian Serafim/PMPA)

O sábado de Carnaval foi diferente em Porto Alegre este ano. Em tempo de pandemia de Covid-19, muitas famílias se mobilizaram para levar idosos com 85 anos ou mais aos quatro pontos de drive-thru disponibilizados pela prefeitura e garantir a imunização contra a doença a esse público prioritário.

Nos quatro locais com drive-thrus organizados pela Secretaria Municipal de Saúde e parceiros, foram vacinados 1.082 idosos, dos quais 370 no estacionamento do Hipermercado Big, 280 no estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), 320 no Estádio Beira-Rio e 112 no Ministério Público.

A diretora de Atenção Primária da SMS, Luciane Beiró, destaca a importância da participação de todos os parceiros que auxiliaram na mobilização para vacinar os idosos com segurança e agilidade. “Agradecemos pelo apoio, neste sábado histórico, pois em quatro dias conseguimos vacinar mais de 70% dos idosos com 85 anos ou mais, um dos públicos prioritários previsto no Plano Nacional de Vacinação”, afirma Luciane.

“Foi um dia repleto de emoções”, conta a gerente distrital Rosana Meyer Neibert , que atuou no drive do Beira-Rio. “Trabalhamos muito, mas saímos com a certeza de dever cumprido e feliz por mais esta etapa.”

Porto Alegre registra a vacinação de 10.247 idosos acima de 85 anos contra a Covid-19 até as 18h deste sábado (13). Os dados estão no portal vacinômetro, são parciais e sujeitos a revisão. O painel é atualizado conforme o envio de dados das unidades de saúde e hospitais. A vacinação para pessoas dessa faixa etária prossegue na segunda e terça-feira, 15 e 16, das 8h às 17h, em dez unidades de saúde e no drive-thru do hipermercado Big (avenida Sertório, 6600). É preciso apresentar documento de identificação com CPF e comprovante de residência.

Além da atuação de profissionais da SMS, a ação contou com parcerias do Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Faculdades Factum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e instituições que sediaram os drive-thrus: Hipermercados Big, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sport Club Internacional e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile