Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre anuncia nomeação de professores para a rede municipal

Secretário Adriano Brito: objetivo é repor profissionais que pediram aposentadoria. (Foto: Eduardo Beleske/PMPA)

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre vai nomear 250 professores e monitores aprovados nos últimos concursos realizados pela secretaria. O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, explica que o objetivo é repor os profissionais que pediram aposentadoria ou se exoneraram nos últimos meses deste ano. De janeiro a maio, são 214 pedidos de aposentadoria – em todo o ano passado, foram 261 e, no ano anterior, 271. Também são 41 pedidos de exoneração este ano.

Os profissionais irão atuar nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A maior quantidade de nomeações será para a função de monitores, que serão 78. Entre os professores, a necessidade maior é em Anos Iniciais (49), que atendem do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, seguidos por Educação Infantil (35), Educação Especial (15), Matemática (15) e Português (12).

A quantidade de professores de cada área foi definida após dois movimentos: a implantação da nova rotina escolar e o fechamento dos quadros de recursos humanos em todas as instituições. A nova rotina, anunciada em 21 de fevereiro, causou algumas mudanças no dia-a-dia das escolas: agora são cinco períodos de 45 minutos diários, os alunos não são mais realizadas dispensas de alunos para a realização de reuniões pedagógicas todas as semanas e a separação entre período de aula e alimentação. Cada escola se reuniu com a equipe de Recursos Humanos da secretaria para avaliar as necessidades de quadros funcionais.

Sair da versão mobile