Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre escuta demanda de migrantes neste sábado

A Secretaria Municipal da Saúde participa com vacinação contra a covid e a atualização da Carteira do SUS. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove, neste sábado, a segunda pré-conferência livre sobre migração. Será das 9h às 17h, no Vida Centro Humanístico, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, no bairro Sarandi. O evento faz parte da programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, no dia 29 de outubro.

Serão realizadas atividades para mapear as demandas da população migrante de Porto Alegre, como a aplicação de um questionário a ser respondido pelos participantes. A Secretaria Municipal da Saúde participa com vacinação contra a covid, atualização da Carteira do SUS e orientações sobre os serviços de saúde da Capital.

O Sine Municipal e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) farão a intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. O Centro de Referência em Direitos Humanos e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Calixto estarão presentes com orientações.

A ação é uma parceria da SMDS com o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat-POA), a Organização Internacional para as Migrações, o Grupo de Voluntariado do Centro Vida Humanístico, a Associação de Angolanos RS, o Pacto pelo Direito de Migrar – África do Coração RS e as organizações da Rede de Migração.

Programação

13/08 – Centro Vida Humanístico;
03/09 – UniRitter Campus Zona Sul;
24/09 – Igreja Bairro Santa Rosa;
08/10 – UniRitter Campos da Fapa;
29/10 – Conferência Municipal de Migrações.

Sair da versão mobile