Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre faz ação conjunta contra o Aedes aegypti nesta quarta-feira

Principal cuidado aponta para locais com água parada, onde o mosquito deposita seus ovos. (Foto: Arquivo/PMPA)

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre e o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) realizarão ação conjunta nessa quarta-feira, a partir das 8h30min, em áreas do bairro Vila Nova, local que já concentra 13 casos autóctones de dengue na Capital. O trabalho começará na rua João Salomoni, esquina com Jerolomo Mizzuno.

Redução de casos
O objetivo é reduzir a possibilidade de ampliação dos casos na região. A ação resulta do trabalho iniciado no sábado pela CGVS (Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde). A ação consistirá na retirada de entulhos e lixo acumulado, conscientização junto aos moradores quanto à importância de não manter água parada nas residências e pátios, além da eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika
e chikungunya.

Reservatórios de Água
A equipe é composta de agentes de combate a endemias da Gerência Distrital de Saúde Sul-Centro-Sul, fiscais da CGVS, apoiadoras institucionais de Saúde e equipes do DMLU, que fizeram o trabalho de educação ambiental e redução de focos de lixo. Além dos reservatórios de água potável (caixas d’água) e de pequenos recipientes que acumulam água (vasos, calhas, garrafas), o lixo destinado irregularmente está entre os grandes criadouros, já que acumula água da chuva ou na margem dos arroios urbanos. (PMPA)

Sair da versão mobile