Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura do Rio de Janeiro decide fechar toda a orla na noite do réveillon

Flávio Graça reforçou a fiscalização na orla. (Foto: Reprodução/Twitter)

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu estender para toda a orla da cidade os bloqueios na noite do réveillon, de quinta (31) para sexta-feira (1º). As medidas já anunciadas para a praia de Copacabana agora valerão para todas as da Zona Sul, a partir do Flamengo, e até o Recreio.

O chefe executivo de Tecnologia do Centro de Operações Rio, Alexandre Caderman, abriu a coletiva em que as medidas foram anunciadas dizendo que é necessário que todos fiquem em casa no dia 31. “Depende da atitude de cada um de nós. Respeitem a vida. Vamos fazer uma virada consciente”, apelou Caderman.

“Somente se desloque em caso necessário. Este ano, o brinde não é de passagem de ano, mas sim da vida. Mais do que minimizar o risco de contágio, este plano é uma homenagem a todos que se foram”, complementou.

A prefeitura informou que considerou a cultura da cidade, que tem o réveillon como grande festa, gerando aglomeração de pessoas, e por isso viu a necessidade de implementação de medidas sanitárias no combate à pandemia de Covid-19.

O Centro de Operações Rio foi encarregado da coordenação da operação. Os órgãos municipais e as respectivas empresas públicas enviarão representantes para o centro.

O superintendente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio, Flávio Graça, reforçou a fiscalização na orla e anunciou que ficam suspensas as concessões de licenças de caráter transitório para eventos em estabelecimentos da orla. “Os estabelecimentos podem realizar apenas as atividades previstas em seu alvará”, explicou.

Equipes da CETRio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) colocarão galhardetes em todas as regiões com proibição de estacionamento. Os bloqueios serão operados pela Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar do Rio.

Moradores e trabalhadores das regiões envolvidas vão precisar estar com seus documentos de comprovação de residência ou vínculo de trabalho. Quem tiver que se deslocar, deve fazer mais cedo.

Flávio Graça frisou que as medidas foram pensadas para coibir o fluxo de pessoas aglomeradas em pontos tradicionais da orla e que as multas podem chegar a mais de R$ 30 mil.

Restrições:

 

Sair da versão mobile