Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado firmam convênio para botão de pânico em táxis

Instalação de GPS e botão de pânico na frota começou há dez meses. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul assinam convênio nesta sexta-feira, às 16h, sobre o uso do botão de pânico na frota de táxis de Porto Alegre. A solenidade contará com a presença do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e do secretário de Segurança Wantuir Jacini, entre outras autoridades.

A assinatura do convênio permitirá maior segurança e tranquilidade aos cerca de dez mil taxistas prestadores de serviço na frota de 3.920 veículos, para uma ação rápida de socorro em caso de assalto, em razão da possibilidade de rastreamento do táxi. O painel de controle terá acompanhamento 24 horas. Todos os carros já possuem também GPS.

“O projeto é bastante ambicioso. Várias cidades tentaram implantar e ainda não conseguiram. Representa uma nova etapa no processo de qualificação e modernização do serviço de táxi da cidade, com mais segurança aos condutores e usuários do sistema, em casos de alerta”, afirmou o diretor-presidente da EPTC. Desde o início do processo de instalação do GPS e do botão de pânico, há mais de dez meses, 22 ocorrências policiais, como furto e sequestro, foram solucionadas com a contribuição da ferramenta. (Cláudio Furtado/PMPA)

Sair da versão mobile