Nessa sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) de Porto Alegre interditou 11 estabelecimentos comerciais, dentre ferros-velhos e depósitos de sucata localizados na região do 4º Distrito (ruas Voluntários da Pátria, Garibaldi, Comendador Coruja, Hoffmann e Moura Azevedo). A determinação resulta de uma investigação da Brigada Militar (BM) sobre crimes associados ao segmento.
O objetivo é coibir a receptação de materiais furtados como cabos e fios de cobre, bem como o comércio irregular de peças automotivos e outros itens, problemas que têm contribuído para os altos índices de subtração desse tipo de material. Além da interrupção das atividades comerciais nesses locais, seus proprietários estão sujeitos a processo judicial.
Investigação
– A administração municipal havia recebido um ofício da corporação, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), requisitando a medida.
– Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo (SMDete) emitiu então a ordem administrativa, que inclui a cassação do alvará de funcionamento desses estabelecimentos.
– O cumprimento das interdições foi realizado pela Diretoria Geral de Fiscalização (DGF), com apoio operacional e de segurança da BM e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As informações estão no site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)